terça-feira, 25 de março de 2008

FICHA DE LEITURA DO CONTO «A PALAVRA MÁGICA» DE VERGÍLIO FERREIRA

Leitura Orientada do conto «A Palavra Mágica» de Vergílio Ferreira



1. Lê o conto atentamente e responde às perguntas seguintes.


1.1. Fala da história contada neste conto.


1.2. Resume o episódio deste conto em que a palavra "inócuo" é utilizada pela primeira vez.


1.2.1. Que explicações sugeres para:


· A alteração fonética da palavra, de "inócuo" para "inoque"?
· A atribuição à palavra de um significado insultuoso como "lombeiro", "vadio"?


1.3. Ao longo da narrativa sucedem-se os episódios em que a palavra "inócuo" vai acumulando novos significados.


1.3.1. Delimita cada um desses episódios.


1.3.2. Explica a circunstância que dá origem a cada novo significado.


1.4. Como se justifica que a personagem com mais instrução, como por exemplo o juiz, não tenha detectado de imediato o verdadeiro significado da palavra-problema?


1.5. Como interpretas a discordância entre o juiz e o advogado acerca da gravidade da palavra "inócuo"?


1.6. Esclarecido e divulgado o verdadeiro sentido de "inócuo", seria de esperar que a palavra caísse no esquecimento ou deixasse de incomodar as pessoas. Foi o que aconteceu? Justifica a tua resposta com base no desenlace da narrativa.

1.7. " A vida, de facto, emendara o dicionário". Parece-te que o conto documenta esta afirmação? Justifica.

1.8. A este conto deu o autor o título de "Palavra Mágica".
· Procura explicar porquê.
· Sugere outro título adequado e sugestivo.

2.
2.1. O Silvestre é a personagem de que temos mais elementos de caracterização. Com base nesses elementos, parece-te que ele é de facto um "inócuo"? Justifica.


2.2. Várias personagens são referidas ao longo da narrativa. Selecciona duas que te tenham despertado a atenção e justifica a tua escolha.


2.3. Caracteriza Silvestre.

3.
3.1. Assinala todas as informações que o texto nos dá sobre o espaço onde se desenrola a acção.


3.2. Com base no registo que fizeste, indica:
· O espaço físico em que decorre a acção.
· O espaço social sugerido.


4. Lê atentamente, os seguintes textos:


Há palavras alegres e há palavras tristes. E essa tristeza ou essa alegria uma vez está nela, outras no modo de as dizer. Assim, certa palavra pode ter muitas e até contraditórias significações consoante o modo como é pronunciada.

Sebastião da Gama, Diário


As palavras
São como um cristal,
As palavras,
Algumas, um punhal,
Um incêndio.
Outras
Orvalho apenas.
(...)
Quem as escuta? Quem
As recolhe assim
Cruéis, desfeitas,
Nas suas conchas puras.

Eugénio de Andrade, Poemas



O mais perfeito dos sons humanos é a palavra. A poesia é a forma mais perfeita da palavra.


Han Yu (768-824)


5. Neste conto, não há referentes temporais, tenta explicar o motivo.


5.1. Classifica o narrador quanto à presença e à posição. Documenta a tua resposta com elementos do texto.

6. Tendo em conta que a palavra “inócuo” não pertence ao nível de língua utilizado pelos habitantes da aldeia, compreende-se, agora, facilmente, o aparecimento dos vários significados que lhe foram atribuídos pelas diferentes personagens.

6.1.Indica os vários significados da palavra “inócuo” mencionados no texto.

6.2. Repara que estes significados atribuídos à palavra e os outros que aparecem ao longo do conto, apesar de diferentes, possuem algo que os une. Indica o que é comum entre eles.

7. Explica, por palavras tuas, a última frase do excerto.


8. "O meu pagnon chamou-me inoque, mãe".
8.1. Identifica a função sintáctica dos diversos componentes da frase transcrita.

8.2. Reescreve o diálogo mãe/ filho utilizando o discurso indirecto.


Actividade individual



O poder da palavra


As palavras têm moda. Quando acaba a moda para umas começa a moda para outras. As que se vão embora voltam depois. Voltam sempre, e mudadas de cada vez. De cada vez mais viajadas.


Almada Negreiros

Sim,
conheço a força das palavras.
menos que nada.
menos que pétalas pisadas
num salão de baile.
e no entanto
se eu chamasse
quem dentre os homens me ouviria
sem palavras?


Carlos de Oliveira

"Sangrentas são as palavras e deixam vestígios através do tempo."


Herberto Helder

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.


Alexandre O'Neill


É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos
muitas espadas.


Eugénio de Andrade


1.
a) Relaciona os textos anteriores com o significado atribuído à palavra “inócuo” pelos habitantes da aldeia, que afinal continuou a perdurar.

b) Explica como é que as modas também influenciam as palavras.


2. Refere, tu também, uma palavra que não esteja no dicionário, mas que utilizes com frequência.


3. Selecciona a citação que achares mais sugestiva e comenta-a.

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